A Fotografia da Série Emily in Paris
Clique na imagem para acessar

João Biabar, 16.10.2020
Comecemos por Lupin, uma série que tem como referência Arsène Lupin, o famoso ladrão francês criado em um contexto de rivalidade entre a Inglaterra e a França. Como assim? É que, no final do século XIX, o médico e escritor inglês Sir. Arthur Conan Doyle criou o personagem Sherlock Holmes e fez muito sucesso ao longo de seus 56 contos, publicados até 1927. Como todos sabemos, Holmes ficou conhecido por seu rigor metodológico e a sua lógica dedutiva, ao trabalhar como um investigador policial, conseguindo realizar descobertas surpreendentes e finalizar casos tidos como insolúveis. Consta do Guinness World Records como o personagem de filme mais retratado da história! Ora, como a França e a Inglaterra nutriam uma rivalidade enorme naquela época, Maurice Leblanc, cria, no início do século XX, o personagem conhecido por Arsène Lupin, um ladrão cavalheiro, capaz de enganar até mesmo Sherlock Holmes (em uma de suas histórias, mas com o nome de Herlock Sholmes). Arsène Lupin torna-se também um personagem de sucesso e passa a ser Conhecido como Robin Hood da Belle Époque.
Inclusive, atualmente, a edição completa, contendo todas as histórias de Arsène Lupin, em francês, está em promoção na Amazon, para Kindle (leitor da Amazon), conforme anúncios reproduzidos abaixo:
Lupin, a série que estreou no dia 08 de janeiro, foi disponibilizada com apenas 5 episódios e tem conseguido uma enorme audiência. Trata-se da história de Assane Diop (Omar Sy), cujo pai foi acusado injustamente pelo cometimento de um roubo, motivo pelo qual foi preso. Inspirado nas histórias de Arsène Lupin, Assane inventa o seu próprio estilo para tentar desvendar o que realmente aconteceu. A série é estrelada pelo ator, roteirista, dublador e humorista francês, Omar Sy, que ganhou notoriedade, no Brasil, por meio do filme Intouchables, de 2011, filme que foi assistido por quase 20 milhões de espectadores e foi o terceiro maior sucesso do cinema francês.
Outra excelente opção é o filme A Escalada (L’ascension), um filme de 2017, que conta a história baseada na experiência real do jornalista de tripla cidadania (francesa, argelina e australiana) Nadir Dendoune que, mesmo sem experiência anterior, conseguiu subir a montanha mais alta do mundo, o Everest, a 8.848 metros de altura, junto de seu sherpa. A motivação, no entanto, nos surpreende ainda mais. Não se trata de alguém apaixonado por escalada, ou de alguém que vê na escalada um marco de superação pessoal. O protagonista do filme é Samy Diakhate (interpretado por Ahmed Sylla). Ele decide realizar a subida para provar seu amor por Nadia (Alice Belaïdi).
Com essas duas indicações, série e filme, esperamos poder oferecer outras opções de entretenimento na língua francesa, ideal também para estudantes da língua. A primeira delas, alusiva a um ícone da cultura francesa (Arsène Lupin) e a segunda, uma comédia romântica bem temperada pelos efeitos da altura do monte Everest.
Clique na imagem para acessar
Que tal fazer parte de um grupo no facebook só com fãs da série? Clica e solicita entrada
Escrito por João Luís.
Sobre mim Oi, meu nome é João Biabar, sou fotógrafo, há mais de 10 anos, professor de artes (fotografia) e escritor. Adoro series, filmes, músicas e, claro, fotografia. Consulte-me sobre aulas e cursos de fotografia. SIga-me no Twitter (@joaobiabar) para receber minhas novas publicações.
Redes sociais: